
Terapias por Ondas de Choque

A terapia por ondas de choque extracorpóreas (TOC) é uma modalidade terapêutica não invasiva popular na área médica para o tratamento de inúmeras doenças musculoesqueléticas.
Ela surgiu por volta dos anos 80 e tem sido estudada desde então por sua aplicação em ortopedia e traumatologia.
A TOC funciona pela emissão de ondas acústicas (ondas de choque) que transportam energia e podem se propagar pelos tecidos. Essas ondas geram respostas entre os tecidos e extracelulares, produzindo muitos efeitos benéficos, como: alívio da dor, vascularização, biossíntese de proteínas, proliferação celular, neuro e condroproteção e destruição de depósitos de cálcio em estruturas musculoesqueléticas.
A combinação desses efeitos pode levar à regeneração tecidual e alívio significativo da dor, melhorando os resultados funcionais em tecidos lesionados.
Por conta disso, a Terapia por ondas de choque é um aliado nos tratamentos regenerativos, principalmente em lesões musculoesqueléticas como tendinite, epicondilite, fascite plantar, trocanterite contraturas e lesões musculares, além de auxiliar em no tratamento de doenças da cartilagem e dos ossos.
